A “ batata da perna” é resultado da forma de um par de músculos chamados gêmeos da perna. Em algumas pessoas esses músculos não se desenvolvem muito bem, o que dá um aspecto sem graça à perna.
Indicada para mulheres que sentem-se constrangidas ao usarem saias ou vestidos mais curtos porque acham suas pernas muito finas. Esse aspecto pode ser melhorado por implante de próteses colocadas por uma pequena incisão na dobra posterior do joelho. A prótese fica alojada sobre o músculo, o que proporciona um volume natural. Esta cirurgia pode ser indicada também para pacientes com seqüelas de paralisia ou fraturas complicadas, anomalia genética.
A cirurgia é realizada com anestesia peridural e sedação, e dura em média 2 horas. A paciente recebe alta após 24 horas. É recomendado repouso por 1 semana ; uso o de meias elásticas e calçados com salto tipo médio por 1 mês. Os pés devem repousar em posição elevada algumas vezes ao dia, durante 15 dias. Depois de quinze dias a paciente pode retomar as suas atividades normais e após um mês pode praticar exercícios físicos.